História
O Brooklyn Nets foi criado em 1967 como membro da American Basketball Association (ABA), liga rival da NBA na época. Seu nome original era New Jersey Americans, mas permanceu por apenas uma temporada. A equipe mudou-se para a ilha de Long Island, onde adotou o nome da cidade de New York e o termo "Nets", que soava similar aos nomes de outras duas franquias esportivas da cidade, o New York Mets e o New York Jets. Em 1976, a ABA e a NBA se fundiram, e os Nets foram um dos times da ABA absorvidos no processo. Devido ao conflito com a outra franquia de New York já presente na NBA, os Knicks, a equipe se viu forçada a retornar para New Jersey, onde permaneceu por 35 anos e venceu por duas vezes a conferência Leste, nas temporadas de 2002 e 2003. Em 2012, com a inauguração do conhecido Barclays Center, a franquia adotou o Brooklyn como sua nova casa.
Ano de criação: 1967
Sede: New York, New York.
Cores: Preto e Branco.
Conferência: Leste
Divisão: Atlântico
Títulos
NBA: 0
Títulos de conferência: 2 (2002 e 2003)
Arena - Barclays Center
Sediado em New York, New York;
Inaugurado em 2012;
Tem capacidade para 19.000 expectadores;
Mascote - BrooklyKnight
Momento curiosidade 🔎
Desde a entrada do Brooklyn Nets na NBA, a equipe mantém uma rivalidade ferrenha com o New York Knicks, o outro time de New York na liga. Além de dividirem a mesma cidade, as franquias protagonizaram disputas pelo direito de jogar na grande metrópole, com os Knicks, que tinham mais tempo na NBA, cobrando compensações financeiras para aceitar os Nets como concorrentes locais. Esse foi o principal motivo que fez a equipe se mudar para Long Island e New Jersey em seus anos iniciais.
* Foram considerados apenas os títulos reconhecidos pela NBA, que começou formalmente com a temporada 1949-50, mas inclui os três títulos da Basketball Association of America (BAA) em 1947, 1948 e 1949. Os títulos das antigas National Basketball League (NBL) e American Basketball Association (ABA) não foram abordados aqui.