História
O Memphis Grizzlies foi fundado em 1995 como uma franquia de expansão canadense da NBA, junto ao Toronto Raptors. Originalmente, a equipe era de Vancouver, British Columbia. Entretanto, seu mau desempenho nos primeiros anos de liga fez o apoio da torcida desaparecer, de forma que os Grizzlies se mudaram em 2001 para Memphis, Tenessee. Na nova casa, o elenco foi montado ao redor dos novatos Paul Gasol e Shane Battier, que lideraram Memphis aos playoffs de 2004 a 2006. Porém, os Grizzlies foram varridos na primeira rodada nos três anos. Em 2008, uma troca envia Paul Gasol para os Lakers e trás seu irmão mais novo, Marc Gasol. Em 2009, Zach Randolph é adquirdo juntos aos Clippers. A dupla recém contratada conduziu a franquia as primeiras vitórias na pós-temporada, tendo chego na final da conferência Oeste em 2013. Desde então, a equipe segue em busca de sua primeira viagem até as finais da NBA, tendo como principal estrela atual o controverso Ja Morant.
Ano de criação: 1995
Sede: Memphis, Tennessee.
Cores: Azul-celeste e Azul-escuro.
Conferência: Oeste
Divisão: Sudoeste
Títulos
NBA: 0
Títulos de conferência: 0
Arena - FedEx Forum
Sediado em Memphis, Tennessee;
Inaugurado em 2004;
Tem capacidade para 19.000 expectadores;
Mascote - Grizz
Momento curiosidade 🔎
Apesar de já estar alocado em Memphis há mais de 20 anos, os Grizzlies ainda mantém o principal legado deixado por sua cidade original, Vancouver: seu nome e seu mascote. O termo "Grizzlies" foi escolhido na fundação da franquia como uma referência ao urso cinzento, animal que habita a região oeste do Canadá. Como consequência, o mascote da equipe, Grizz, é uma representação da espécie que a batizou.
* Foram considerados apenas os títulos reconhecidos pela NBA, que começou formalmente com a temporada 1949-50, mas inclui os três títulos da Basketball Association of America (BAA) em 1947, 1948 e 1949. Os títulos das antigas National Basketball League (NBL) e American Basketball Association (ABA) não foram abordados aqui.