História
O Minnesota Timberwolves foi fundado em 1989 como uma franquia de expansão da NBA. As primeiras temporadas da equipe foram sofríveis, e os Wolves acumularam campanhas com péssimo aproveitamento. Isso começou a mudar quando, no draft de 1995, a franquia selecionou Kevin Garnett, que viria a se tornar a cara da franquia durante a próxima década. Em 1996, via troca, chegou Stephon Marbury, que ao lado de Garnett levou o time aos playoffs pela primeira vez na história. A equipe chegou até a pós-temporada nos 6 anos seguintes, mas sempre ficou pelo caminho na primeira rodada. Na temporada de 2003, liderados pelo MVP Kevin Garnett, os Wolves chegaram às finais do Oeste, perdendo para os Lakers. Os anos seguintes foram de pouco brilho, e Garnett foi trocado para os Celtics em 2007. Nomes como Kevin Love, Andrew Wiggins e Jimmy Butler passaram por Minnesota ao longo da década de 2010, sem muito sucesso. O pivô Karl-Anthony Towns, draftado em 2015, e o jovem ala Anthony Edwards, a cara da franquia atualmente, levaram a equipe de volta às finais de conferência na temporada de 2023, quando foram derrotados pelo Dallas Mavericks.
Ano de criação: 1989
Sede: Minneapolis, Minnesota.
Cores: Azul, Preto, Verde e Prata.
Conferência: Oeste
Divisão: Noroeste
Títulos
NBA: 0
Títulos de conferência: 0
Arena - Target Center
Sediado em Minneapolis, Minnesota;
Inaugurado em 1990;
Tem capacidade para 18.798 expectadores;
Mascote - Crunch
Momento curiosidade 🔎
Nos playoffs da temporada de 2023, o Minnesota Timberwolves fez história ao eliminar o então atual campeão Denver Nuggets nas semifinais da conferência Oeste, em uma série cheia de reviravoltas. Após vencer os Nuggets fora de casa nas duas primeiras partidas, os Wolves perderam as três partidas seguintes, incluindo duas em casa, e se viram obrigados a vencer os dois jogos restantes para seguirem vivos; e foi justamente o que aconteceu. Ainda que a franquia tenha sido derrotada nas finais de conferência, a série deu esperança para os Wolves perseguirem seu primeiro título de NBA nas próximas temporadas, sob o comando do jovem astro Anthony Edwards.
* Foram considerados apenas os títulos reconhecidos pela NBA, que começou formalmente com a temporada 1949-50, mas inclui os três títulos da Basketball Association of America (BAA) em 1947, 1948 e 1949. Os títulos das antigas National Basketball League (NBL) e American Basketball Association (ABA) não foram abordados aqui.