História
O Oklahoma City Thunder foi fundado em 1967 como Seattle SuperSonics, uma franquia de expansão da NBA. Durante as primeiras temporadas da equipe, os principais destaques foram Lenny Wilkens e Spencer Haywood, que permanceram em Seattle até a metade da década de 1970. Wilkens virou o técnico da franquia em 1977, e foi sob seu comando que os Sonics alcançaram pela primeira vez as finais da NBA, em 1978, quando ficaram com o vice-campeonato. Em 1979, a equipe voltou à decisão e venceu seu primeiro título de NBA, liderados por Dennis Johnson. Após a conquista, Seattle entrou em um período de declínio que duraria até o início da década de 1990, quando já com o técnico George Karl e os astros Gary Payton e Shawn Kemp, voltaram a frequentar os playoffs. A equipe fez uma temporada de gala em 1996 e venceu a conferência oeste, mas perdeu as finais para o Chicago Bulls de Michael Jordan. Os Sonics permaneceram fortes nas duas temporadas seguintes, mas sem voltar às finais. Aposentadorias e a saída de George Karl do comando colocaram o time numa nova espiral de dificuldades. Em meio a conflitos com a cidade de Seattle para a construção de uma nova arena, a franquia selecionou Kevin Durant no draft de 2007. Em 2008, ocorreu a mudança para Oklahoma City, e a franquia foi rebatizada "Thunder". Também em 2008, o draft enviou Russell Westbrook para a equipe. Em, 2009, foi a vez de James Harden. Já sob o comando do técnico Scott Brooks, formava-se um trio de futuros superestrelas da NBA. O Thunder chegou até a decisão da conferência já em 2011, e venceu o oeste em 2012. Na mais recente aparição em finais da franquia, perderam para o Heat de LeBron James. Harden foi trocado, e Westbrook e Durant continuaram a liderar o time em busca do título, mas sem sucesso. Durant deixou Oklahoma em 2016, e Westbrook foi trocado em 2019. Desde então, o time se reestruturou acerca de uma núcleo de jovens talentos, com destaque para Shai-Gilgeous Alexander.
Ano de criação: 1967
Sede: Oklahoma City, Oklahoma.
Cores: Azul-claro, Azul-marinho e Laranja.
Conferência: Oeste
Divisão: Noroeste
Títulos
NBA: 1 (1979)
Títulos de conferência: 4 (1978, 1979, 1996 e 2012)
Arena - Paycom Center
Sediado em Oklahoma City, Oklahoma;
Inaugurado em 2002;
Tem capacidade para 18.203 expectadores;
Mascote - Rumble
Momento curiosidade 🔎
O Oklahoma City Thunder recebeu esse nome após a mudança para Oklahoma City como uma forma de atrair a atenção dos habitantes do estado de Oklahoma para a nova franquia. "Thunder", que significa trovão, é uma referência às assustadoras chuvas que assolam a região com frequência. Até hoje, a equipe é a única integrante do estado em uma das quatro principais ligas esportivas dos EUA (NBA, NFL, MLB e NHL).
* Foram considerados apenas os títulos reconhecidos pela NBA, que começou formalmente com a temporada 1949-50, mas inclui os três títulos da Basketball Association of America (BAA) em 1947, 1948 e 1949. Os títulos das antigas National Basketball League (NBL) e American Basketball Association (ABA) não foram abordados aqui.