História
O Phoenix Suns foi fundado em 1968 como uma franquia de expansão da NBA em Phoenix, Arizona. A equipe, que integrou a liga junto ao Milwaukee Bucks, enfrentou dificuldades em suas primeiras temporadas. A situação começõu a mudar em 1975, quando adquiriram Paul Westphal e Alvan Adams. Depois de uma temporada regular de oscilações, os Suns surpreenderam nos playoffs e alcançaram pela primeira vez as finais da NBA, sendo derrotados pelo Boston Celtics. Os anos seguintes foram de boas equipes e temporadas de destaque, porém acusações envolvendo jogadores de Phoenix atrapalharam o time na década de 1980, culminando em mais um período de dificuldades. Em 1988, sob novos donos, os Suns adquiriram o armador Kevin Johnson e o ala-pivô Tom Chambers, e draftaram Dan Majerle. Os ares mudavam, e junto veio o crescimento da equipe dentro de quadra. Phoenix foi figura marcante dos playoffs no início da década de 1990. Em 1992, chega o astro Charles Barkley. Logo em sua primeira temporada, a franquia voltou às finais, sendo derrotada pelo Chicago Bulls de Michael Jordan. Os anos seguintes foram de sólidas temporadas regulares, mas sem brilho nos playoffs. Após a saída de Barkley em 1996, os Suns passaram a ocupar de vez a prateleira média da NBA, com o principal destaque sendo o armador Steve Nash, draftado em 1996. Na metade da década seguinte, já sob o comando do técnico Mike D'Antoni, Phoenix liderou a conferência e chegou perto das finais em 2005, 2006 e 2007. Os 10 anos seguintes foram de lutas para a franquia do Arizona, com a saída de D'Antoni em 2008 e Nash em 2012. Os Suns começaram a se reestruturar com as chegadas de Devin Booker e Deandre Ayton, via draft. A adição do veterano Chris Paul em 2020 fez com que Phoenix retornasse às finais em 2021, quando perdeu a série final da temporada para o Milwaukee Bucks de Antetokounmpo. Hoje Phoenix é liderado por Booker e pelo astro Kevin Durant.
Ano de criação: 1968
Sede: Phoenix, Arizona.
Cores: Roxo, Laranja e Preto.
Conferência: Oeste
Divisão: Pacífico
Títulos
NBA: 0
Títulos de conferência: 3 (1976, 1993 e 2021)
Arena - Footprint Center
Sediado em Phoenix, Arizona;
Inaugurado em 1992;
Tem capacidade para 18.442 expectadores;
Mascote - Gorilla
Momento curiosidade 🔎
O Phoenix Suns é a única franquia da divisão do Pacífico que não é do estado da California. Enquanto Lakers, Clippers, Warriors e Kings estão sediados no estado mais populoso dos EUA e dispõem de grandes mercados consumidores como Los Angeles e San Francisco, os Suns representam o estado do Arizona, muito conhecido por belas paisagens desérticas, com uma das principais sendo o Grand Canyon.
* Foram considerados apenas os títulos reconhecidos pela NBA, que começou formalmente com a temporada 1949-50, mas inclui os três títulos da Basketball Association of America (BAA) em 1947, 1948 e 1949. Os títulos das antigas National Basketball League (NBL) e American Basketball Association (ABA) não foram abordados aqui.