História
O Sacramento Kings foi fundado em 1923 como Rochester Seagrams, uma equipe semiprofissional, em Rochester, Nova York. Em 1945, o time se profissionalizou e adentrou na então National Basketball League (NBL), onde foi renomeado Rochester Royals. Já uma franquia consolidada, fez parte da fusão da NBL com a Basketball Association of America (BAA) para originar a National Bastekball Association (NBA) em 1949. Liderados por nomes que hoje estão no Hall da Fama, como Bob Davies e Bobby Wanzer, os Royals venceram seu único título até hoje em 1951, ao derrotar o New York Knicks nas finais. Os anos seguintes foram de declínio e dificuldades financeiras, o que forçou uma mudança de cidade. Em 1957, a franquia se mudou para Cincinnati, Ohio. O sucesso maior começou em 1960, quando o astro Oscar Robertson integrou o elenco. Embora tivessem subido de prateleira naquela década, a equipe sempre esbarrou no forte Boston Celtics ao tentar voltar para as finais. A negociação de Robertson para os Bucks em 1970, onde imediatamente o armador foi campeão da NBA, fez com que os fãs de Cincinnati ficassem frustrados. Este foi um dos motivos para uma nova mudança de ares: em 1972 os Royals migraram para Kansas City, Missouri. Como o time de baseball local já se chamava Kansas City Royals na época, a franquia mudou seu nome para "Kings". Curiosamente, a equipe mandou vários jogos em Omaha, Nebraska, e por um tempo foi chamada Kansas City-Omaha Kings, visando explorar o mercado local. Além de alcançar uma final de conferência em 1981, os Kings amargaram temporadas sem brilho. Foi então que a equipe foi finalmente realocada para Sacramento, California, em 1985. Na cidade que é sua casa até hoje, os Kings vem batalhando para voltar ao topo da NBA. O mais perto disso foram nos playoffs de 2002, quando a franquia perdeu o jogo 7 das finais do oeste para os Lakers. Os próximos 15 anos dos Kings seriam sofríveis. Hoje a equipe conta com De'Aaron Fox como principal liderança do time em quadra.
Ano de criação: 1923
Sede: Sacramento, California.
Cores: Roxo, Prata e Branco.
Conferência: Oeste
Divisão: Pacífico
Títulos
NBA: 1 (1951)
Títulos de conferência: 1 (1951)
Arena - Golden 1 Center
Sediado em Sacramento, California;
Inaugurado em 2016;
Tem capacidade para 17.608 expectadores;
Mascote - Slamson
Momento curiosidade 🔎
O Sacramento Kings detém o recorde negativo de mais temporadas consecutivas sem uma aparição em playoffs na história da NBA. Entre 2006 e 2023, a franquia não conseguiu se classificar para a pós-temporada e teve elencos que não deixam nenhuma saudade ao torcedor. O fim da sequência em 2023 gerou enormes comemorações. Estes 16 anos de "seca" também configuram uma das maiores sequências sem playoffs de todos os esportes americanos na história. Ainda bem que acabou né?
* Foram considerados apenas os títulos reconhecidos pela NBA, que começou formalmente com a temporada 1949-50, mas inclui os três títulos da Basketball Association of America (BAA) em 1947, 1948 e 1949. Os títulos das antigas National Basketball League (NBL) e American Basketball Association (ABA) não foram abordados aqui.