História
O Toronto Raptors foi fundado em 1995 como uma franquia de expansão da NBA em Toronto, Ontário. Desde a mudança dos Grizzlies de Vancouver para Memphis, os Raptors são a única franquia da liga sediada no Canadá. Os primeiros anos da equipe foram de dificuldades, apesar do sucesso local. As coisas só melhoraram em 1998, quando a equipe adquiriu via trocas os jovens Tracy McGrady e Vince Carter. A primeira aparição em playoffs veio no ano 2000. Em 2003, a equipe teve a quarta a escolha geral do draft depois de uma temporada de lesões em todo o elenco, e aproveitaram a ocasião para selecionar Chris Bosh. Em 2004, os Raptors integraram a divisão do Atlântico, momento que a equipe aproveitou para se reestruturar. Carter foi trocado, deixando o posto de rosto da franquia para Bosh. Após anos com temporadas consistentes mas sem sucesso nos playoffs, Bosh deixou Toronto em 2010. Os Raptors então iniciaram a era conduzida por Kyle Lowry e DeMar DeRozan. Entre 2013 e 2018, os Raptors foram aos playoffs em todas as temporadas, e chegaram pela primeira vez a uma final de conferência em 2016, perdendo para o Cleveland Cavaliers. Em 2018, DeRozan foi trocado por Kawhi Leonard com o San Antonio Spurs, em um movimento dolorido mas crucial. A temporada 2018-19 foi de consagração para Toronto, que venceu a conferência Leste e pela primeira vez estava nas finais da NBA. Do outro lado, estava o Golden State Warriors, campeão de 3 das últimas 4 temporadas. Vencendo todos os jogos fora de casa e com um Kawhi inspirado, os Raptors derrotaram os Warriors e venceram seu primeiro e único título até hoje. Mesmo após uma temporada mágica, Leonard resolveu assinar com os Los Angeles Clippers para a temporada seguinte. Os Raptors então entraram em um período de declínio, que teve também a saída de Lowry. Hoje o time se encontra em um processo de reconstrução.
Ano de criação: 1995
Sede: Toronto, Ontario.
Cores: Vermelho e Preto.
Conferência: Leste
Divisão: Atlântico
Títulos
NBA: 1 (2019)
Títulos de conferência: 1 (2019)
Arena - Scotiabank Arena
Sediado em Toronto, Ontario;
Inaugurado em 1999;
Tem capacidade para 19.800 expectadores;
Mascote - Raptor
Momento curiosidade 🔎
Durante a caminhada para o título dos Raptors nos playoffs de 2019, o astro Kawhi Leonard protagonizou um dos maiores arremessos da história da NBA. Já na segunda rodada da pós-temporada, Toronto estava empatando o jogo 7 em casa contra o Philadelphia 76ers faltando 4.2 segundos para o fim do jogo. Kawhi então recebe a bola e corre em direção a zona morta, quando desequilibrado arremessa contra o gigante Joel Embiid. A bola caprichosamente quica sobre o aro 4 vezes antes de cair, com o cronômetro já zerado, para mandar os Raptors para as finais do Leste e explodir a Scotiabank Arena. Um verdadeiro espetáculo!
* Foram considerados apenas os títulos reconhecidos pela NBA, que começou formalmente com a temporada 1949-50, mas inclui os três títulos da Basketball Association of America (BAA) em 1947, 1948 e 1949. Os títulos das antigas National Basketball League (NBL) e American Basketball Association (ABA) não foram abordados aqui.